Para o alto e avante

“Quem sempre quer vitória perde a glória de chorar”.

Então o Brasil não foi hexacampeão, e agora nosso futebol não vale mais de nada. Seleções campeãs nem passaram para as oitavas. Outras mostraram força inédita e deram testa a grandes equipes. O futebol muda, se mexe, é vivo. Nós fomos às semifinais, junto com outros três grandes grupos. Mas se não formos campeões, não prestamos pra nada.

Por que tanto ressentimento, Brasil? Por que não reconhecer o esforço de quem chegou até aqui? Foi um vexame, uma humilhação, verdade. Mas já “humilhamos” também. Somos os únicos penta campeões. Ninguém é nem tetra. (Atualizando: A Itália é tetra. Quem mandou? Hunf) Por que temos que ganhar sempre?

Curioso, lembrei muito da entrevista que fiz com o escritor e filósofo Luiz Felipe Pondé, na antevéspera desse jogo. Ele falava sobre seu novo livro, “A Era do Ressentimento”. Em uma passagem ele fala: “Todo mundo acha que tem direito a tudo, que o universo deve conspirar a nosso favor, que se você não consegue alguma coisa a culpa é sempre dos outros. Isso gera desde uma dificuldade em você assumir responsabilidades pelo que faz, até uma coisa que eu acho pior, que é uma espécie de ingratidão geral, porque quando te dão alguma coisa, você não realiza aquilo que recebeu, porque você considera que tudo é direito seu , é obrigação de todo mundo te dar tudo.”

E assim vamos sendo uma civilização de mimados, gente que não cresceu, que nunca perdeu nada, que não sabe conviver com o bom e o ruim da vida. Acho que é uma boa oportunidade de trabalhar isso dentro da gente. No esporte, como na vida, se ganha, mas também se perde. E às vezes é surra mesmo.

Aí hoje eu vi jogadores alemães aparecerem na internet pra pedir mais respeito à camisa amarela da seleção brasileira, e que o Brasil é e sempre será o país do futebol. Os ídolos deles são brasileiros, e eles venceram porque trabalharam por isso vendo o Brasil jogar desde pequenos. Podolski escreveu isso em português em seu Instagram. Não é o máximo? Özil disse em seu Facebook que temos um país maravilhoso, um povo fantástico e que esse jogo não pode destruir nosso orgulho. Fizeram sete gols e comemoraram de forma alegre, porém contida. O esporte emociona. É bonito de ver. É doloroso demais perder, e daquele jeito pior ainda. Mas tem sombra e luz no mundo. Alegria e tristeza, vitória e derrota. A expectativa que depositamos nesta Copa não foi superada. E aí? C’est La vie.

Bola pra fr… ops, esqueçamos a metáfora futebolística por enquanto.

Para o alto e avante!

 

bolaprafrente

9 responses to this post.

  1. Posted by Maní Wagner Silva on 9 de Julho de 2014 at 14:38

    Assino embaixo!!

    Responder

  2. Posted by Maiana Motta on 9 de Julho de 2014 at 14:40

    Excelente texto… só uma observação. A Itália é tetra campeã!

    Responder

  3. Posted by pyl on 9 de Julho de 2014 at 14:42

    Lindo demais o que vc escreveu. Nada é por acaso e se não ganhamos foi pq outra equipe mereceu mais do que nós. É hora de aprendermos com os erros e evoluirmos.
    E bola pra frente mesmo (ainda não acabou) e sempre !

    Responder

  4. Posted by Sotero on 9 de Julho de 2014 at 14:42

    Só entra pra história, quem vence. (Em primeiro)
    Sobre títulos, pesquise melhor. Tem seleção TETRA sim. Não vou dizer aqui. Vou te dar o trabalho de pesquisar no Google! Rsrsrsrsrsr
    Mas…. AMEI… ADOREI o post!

    Responder

  5. Posted by nardele on 9 de Julho de 2014 at 14:44

    Sim, desculpem! A Itália é Tetra! Vou atualizar.🙂

    Responder

  6. Posted by Tierri Alves on 9 de Julho de 2014 at 14:50

    Muito bom!

    Responder

  7. Posted by Antônia Conceição Fraga Lemos on 10 de Julho de 2014 at 15:38

    É bem por aí. Para que haja um vencedor, sempre haverá um vencido. A vida segue; logo, logo, esta derrota vira história. O tempo cura. Que estejamos vivos em 2018 para vibrar pelo hexa que não foi desta vez.

    Responder

  8. Posted by Paula Barouchel Caracini on 24 de Julho de 2014 at 17:48

    Olá ! Marquei você em uma Tag lá no meu blog, e gostaria que você desse uma passadinha lá para conferir: http://refletindonostrinta.com/2014/07/24/homenagem-aos-blogs-que-curtimos/
    Beijos!

    Responder

  9. Posted by Douglas on 29 de Julho de 2014 at 16:53

    Anjo, tem o livro do Pondé ai em PDF ou tem algum link pra enviar? obrigado

    Responder

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: