Seja bem vindo, Cisne Negro

Para ler ouvindo Tchaikovsky.

Arrebatador. Foi o adjetivo mais adequado que achei pra descrever o filme Cisne Negro. Um filme que te joga sentado numa cadeira e te obriga a assistir o quanto você é medíocre, covarde, metade, o quanto você não ousa, e o quanto você perde com isso. Não estou falando especificamente de mim, embora genericamente seja isso também. Estou falando de qualquer pessoa. Que em algum aspecto da vida se sente acovardado pela própria fraqueza. Seja onde for. Acuado pelo receio da desaprovação alheia. Pela perspectiva de que dar um determinado passo pode te custar o status de perfeito, ideal, dedicado, correto.

O Cisne Negro é o nosso lado ousado. É o sedutor, corajoso, agressivo, até. Aquele que se impõe, transformador de vidas alheias. Que assume a responsabilidade por si, mas não pelos outros. O Cisne Negro é aquele que devemos invocar em momentos de fragilidade. Ele é intenso e decidido. Horrível e belo. E assume quem é, independente do que causar.

O Cisne Negro é tudo que o Cisne Branco não é, em sua mania de perfeição e adequação. É a sombra. E me causou a sensação de que em alguns momentos da vida é preciso deixar que ele nos domine. Nem todos os dias o branco, nem todos os dias o negro. O encantador é o equilíbro dessas duas forças.

8 responses to this post.

  1. Posted by Taty Hayne on 6 de Junho de 2011 at 17:54

    Você broca! “Nem todos os dias o branco, nem todos os dias o negro. O encantador é o equilíbro dessas duas forças.” Descrição perfeita. Não consigo comentar, acrescentar ou discordar de nada. Assino em baixo. TUDO!

    Responder

  2. Ai xuxu, complicadinho hein? Durantes anos na minha vida fui o singelo cisne branco. Pudica, altruísta, a menina dos olhos de papai. Depois dos 20, minhas penas começaram a crescer, os olhos a avermelhar. Acho que aos 25 me tornei o cisne negro completamente e agora, tô começando a tentar equilibrar os dois lados. Não é tarefa fácil. Não acorda-se cisne negro, e entardece cisne branco. Difícil dicotomia humana! Beijos Nanáááá (adoro seu blog).

    Responder

  3. Posted by Alex on 6 de Junho de 2011 at 20:03

    Eu vou discordar um pouco não acredito nesta dicotomia, vejo que normalmente somos as duas coisas. Apenas o filme retrata de forma mais fisica e contundente esta questão. Acredito que em outras culturas, como a oriental, isto pode ser melhor delineado. Mas valeu foi uma excelente reflexão com excelente música.

    Alexandre

    Responder

  4. Posted by Laís on 6 de Junho de 2011 at 21:06

    Está falando de mim, Nardele. Rsrsrs. Seu comentário foi perfeito!
    Você descreveu exatamente como me senti, quando vi o filme. Gostaria que o lado Cisne Negro me visitasse de vez em quando… ser mais corajosa, ousada…

    beijos!

    Responder

  5. Nardele,
    Fiquei extasiado com o filme, um dos melhores que assisti nos últimos anos, a atuação de Natalie Portman é espetacular! Escrevi também um texto sobre o filme “Uma Ode à Cisne Negro e Natalie Portman” http://relatividadegeral.blogspot.com/2011/02/apenas-sentir-uma-ode-cisne-negro-e.html, mas a cereja vem sempre depois do bolo pronto para dar um toque especial, e esse é esse texto escrito por Nardele!
    Parabéns Nardele!

    Responder

  6. Posted by Rejane on 2 de Julho de 2011 at 17:10

    Menina, eu ADOREI esse filme!
    Desde que o mundo é mundo o ser humano lida com a dualidade.
    E assim será ainda por muuiiito tempo.

    Um beijo
    (e Incêndios?)

    Responder

  7. Posted by Dimileto on 6 de Julho de 2011 at 8:44

    Veni, vidi, vici!!!

    1 cheiro!

    Responder

  8. Filme sensacional.
    Saí do cinema com a sensação de ter visto uma obra prima.

    Responder

Deixe uma Resposta

