Uma casa portuguesa, com certeza!

Eu faço um quadro na Rádio Metrópole que se chama “Dia na História“. Nele eu conto diariamente fatos que de alguma maneira marcaram a humanidade (que pretensão!). Acontecimentos históricos, nascimentos e mortes de pessoas que foram importantes (claro que esse “importantes” é no sentido do coletivo). Todos os dias quando vou pesquisar esses acontecimentos para fazer o quadro me deparo com uma fonte infinita de histórias de guerras, casamentos reais, papas, concertos inesquecíveis, fatos políticos, músicas. Todo dia tem novidade, é ótimo.

No “Dia na História” de amanhã, eu registro a morte de Amália Rodrigues, uma maravilhosa cantora portuguesa, a quem ouço desde pequena porque meu pai de vez em quando escutava (e escuta ainda). E vou colocar lá um trechinho de “Casa Portuguesa”, um fado radiante.

E que coisa mais linda! A música tem um ritmo alegre, a letra dá um aconchego, uma sensação boa! E aí…

Ai, aí eu fiquei balançaaaada de vontade de conhecer Portugal! A cara de um lugar meio baiano, meio europeu, alegre, com personalidade, colorido, forte e ao mesmo tempo singelo. Será que é isso mesmo?

“Numa casa portuguesa fica bem
pão e vinho sobre a mesa.
e se à porta humildemente bate alguém
senta-se à mesa com a gente.

Fica bem esta franqueza, fica bem,
que o povo nunca desmente.
A alegria da pobreza
está nesta grande riqueza
de dar, e ficar contente.

No conforto pobrezinho do meu lar
há fartura de carinho.
e a cortina da janela é o luar,
mais o sol que bate nela…

Basta pouco, poucochinho pra alegrar
uma existência singela…
É só amor, pão e vinho
e um caldo verde, verdinho
a fumegar na tigela.

Quatro paredes caiadas,
um cheirinho à alecrim,
um cacho de uvas doiradas,
duas rosas num jardim

um São José de azulejo,
mais o sol da primavera.
uma promessa de beijos…
dois braços à minha espera.
É uma casa portuguesa, com certeza!
É, com certeza, uma casa portuguesa!”

Ora, pois!

12 responses to this post.

  1. Posted by J. Biazus on 5 de Outubro de 2010 at 21:23

    (…)
    “Lá vai Lisboa com a saia cor de mar
    Cada bairro é um noivo que com ela vai casar!
    Lá vai Lisboa com seu arquinho e balão,
    Com cantiguinhas na boca e amor no coração!”
    (…)
    Grande Marcha de Lisboa – 1935

    Responder

  2. Oba! Agora eu sou português, sabia? Com passaporte e tudo. Se quiser, te empresto pra você ir lá conhecer… e traga fotos e fados, pois nem eu mesmo conheço.

    Beijo!

    Responder

  3. Ai, que coisa mais lindaaaaaaaaaaaaaaa. Fotos maravilhosas, Nardele. Obrigada.

    Responder

  4. Posted by René Cortizo Schwab on 6 de Outubro de 2010 at 11:37

    Portugal é mágico, lindíssimo e cheio de referências importantes para a humanidade. Para nós brasileiros é como beber da fonte da criação, descobrir que temos sim uma história milenar de um povo que brada sua fama heróica de ter desbravado um mundo nunca antes navegado, seu grande e eterno orgulho…
    É também um país que mesmo tendo o tamanho de Sergipe, apresenta uma diversidade cultural em cada canto que se visita, tendo um selo único em suas regiões tão próximas.
    Tem um povo simpático porém com um humor limitado e melancólico, que apesar de admirar nossa cultura, trava um gosto amargo em algumas convivências mais próximas.
    Definitivamente marcante nas letras, seus escritores, poetas e dramaturgos, riquíssimos eternizados nos vastos registros literários pelo mundo.
    Meu predileto Fernando Pessoa: “Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos.”

    René Cortizo Schwab, baiano português, vivi 5 anos em Lisboa e caminhei por muitos cantinhos desse país maravilhoso, que marcou pra sempre e deixa muita saudade.
    Te acompanho no twitter e na rádio.

    Responder

  5. Aqui em casa tem um vinil de Amália Rodrigues,.Meu pai sempre colocava na radiola de manhã bem cedo, enquanto eu tomava banho e me arrumava para a aula. Lembrei da primeira metade dos anos 90.

    Vez ou outra escuto o “Dia na História”, você acertou a mão na escolha da trilha do quadro.

    Responder

  6. Posted by Rejane on 15 de Outubro de 2010 at 14:51

    Menina, só agora é que estou postando algo aqui.
    Falar em “só a agora”, o bazar deve estar lhe tomando um tempo doido, heim?! Olha só a data do seu post!! rsrs
    Bem, já fui em Lisboa. É tudo o que conheço de Portugal.
    A parte antiga é bem agradável, com uma vista muito bonita.
    A cidade realmente parece com SSA, só que bem cuidada.
    Mas o mais interessante é o português, o povo.
    Dei muita risada com as situações que vivenciamos.
    O português praticamente não tem malícia e levam tudo o que se diz ao pé da letra. Seu raciocínio é retilíneo. Passei a compreender mais como funciona a cabeça deles. Não são burros, só raciocinam diferente.
    Uso um anel que comprei lá, até hoje.
    Vim também com uma cicatriz na perna (que também tenho até hoje…rsrs). Estava em um mirante e fui olhando para a vista, com a máquina fotográfica na mão, quando dei uma trombada em um banco de concreto com as bordas ásperas, que, por cima da calça jeans, arrancou a pele de minha perna. A máquina se espalhou em pedaços. Uma Canon semi-profissional!! Foi uma queda cinematográfica!

    As fotos estão lindas.
    “Quando ele passa
    Um marujo português
    Não anda
    Passa a bailar, como ao sabor das marés…”

    Bjo

    Responder

  7. Oi, Nardele!
    Seu blog é ótimo! Parabéns!
    Meu irmão tem 11 anos e ADORA o Dia na História! Sempre que começa ele pede pra aumentar o rádio. Acho muito legal também, bem descontraído.
    Deixei aqui o endereço do meu blog, também, pra você olhar.
    Beijos!

    Responder

  8. Oooi flor,
    Também quero ir para Portugal depois desse post. Vamos??? hahahahaha.

    Responder

  9. Oi Nardele,
    Que bom que gostaram. Vocês merecem mesmo todos esses elogios. O evento foi lindo. Fui embora com uma sensação horrível de que não comprei tudo o que deveria sabe? hahahahaha. Depois ficamos eu e Amandinha pensando nas peças que não levamos.
    Façam o próximo e contem comigo pra tudo. Já organizo os meus há muito tempo e será um imenso prazer ajudá-las viu? Beijocas.

    Responder

  10. Posted by nardele on 17 de Outubro de 2010 at 19:32

    Pedro Nescau! Você tome vergonha nessa cara e vá conhecer Portugal logo! Aproveite e compre uma casa! E aproveite e me chame pra passar uns dias lá! hahaha Beijo!

    Rita, sabia que ia gostar! Achei tantas fotos lindas, suei pra escolher!! Beijo, lindona!

    Renê, seu comentário foi bom demais! Muito obrigada, enriqueceu meu post! Gente, leiam o comentário dele!

    João Paulo, obrigada! Sabe que um monte de gente já me pediu essa trilha? Eu acho maravilhosa também. É leve, agradável e tranquila, dá pra contar várias histórias sem que ela interfira mais do que deve!

    Rejane, seu post também tá demais! Essa do mirante foi muito boa! Tô com muita vontade de ir lá. Se for te conto!

    Sandra, que linda! Amei seu tumblr! Não tem onde comentar ou eu não encontrei? Adorei suas reflexões. Parabéns! E obrigada pela visita. Beijo!

    E Chris! Vaaaaamos pra Portugal, urgente! Sobre o bazar, repito, foi muito legal vocês terem ido, adorei conhecê-las! E eu fico com essa sensação sempre também! O seu lenço é tão lindo, eu amo Paris e tô indo lá em ezembro! Delícia total! Sobre o próximo vamos conversar com você sim! E me fale quando você fizer o seu próximo! Beijão!

    Responder

    • Posted by René Cortizo Schwab on 18 de Outubro de 2010 at 9:04

      Nardele, adorei a visita ao seu Blog e virei fã. Parabéns! Estarei sempre dando uma passadinha por aqui, curtindo seus textos e “provocações”. Um abraço. René Schwab

      Responder

  11. Paris??? Muito, muito, muito chique!!!! Divirta-se muito, curta tudo!
    Sobre Portugal, quem sabe ano que vem não combinamos uma viagem só para “mulherzinhas” ?! hahahaha Seria divertidíssimo!
    Beijos.

    Responder

Deixe uma Resposta

