Agora só em 2014

Pelo tempo que não posto nada, eu deveria caprichar agora que resolvi escrever. Mas na verdade o post é “rápido e caceteiro”, como se diz aqui na Bahia. Uma amiga me perguntou no twitter: “Cadê o patriotismo da Copa, não vai ver o desfile?” Ah é, hoje é 7 de setembro. Dia da independência. Não vou me dedicar a discutir “independência de quê?”, porque, né, não dá em nada que se aproveite. Mas queria só dizer uma coisinha.

Eu sei que essa amiga não estava me desafiando a explicar “não, eu amo meu país, entenda, é que… bem… na Copa… e hoje é um dia tão importante…”. Não. Ela perguntou e riu. Mas é que tem muita gente que pergunta mesmo, como se dissesse “ah, agora eu quero ver. Te peguei.”.

Minha posição? Tenho o famoso patriotismo de Copa, e não tenho nenhum de 7 de setembro. Pronto, falei. Principalmente em ano de eleições. O futebol brasileiro é vencedor, dá orgulho. Mesmo se perder de vez em quando, que não se vive só e sempre de vitórias. Mas o Desfile não me dá orgulho nenhum. É interessante, as crianças gostam de ir, ver o movimento, eu já desfilei quando pequena um milhão de vezes, e foi importante, ter participado, interagido, tido orgulho, tal. Mas não dá pra alimentar isso a vida toda. É meio como Papai Noel. Depois que a gente cresce deixa de acreditar. Não é que eu não acredite no meu país, e eu acredito, tenho orgulho (na medida do que é possível), só que essas manifestações forçadas, desfile chato, um monte de gente apinhada, não dá pra acreditar que isso seja uma manifestação de orgulho pelo país. E o pior de tudo: políticos querendo votos. Mostrando como são adoráveis e amam seu povo. Ah, tenha paciência. Isso não dá pra mim não. Como eu vou mostrar o orgulho que sinto pelo meu país nessa bagunça? Eles vão e sorriem da hora que chegam até a hora de irem embora. Até quando recebem uma vaia em uníssono, eles fingem que não é com eles. E jogam toneladas de “santinhos” no chão, e fica tudo sujo, e nenhum deles providencia mandar uma equipe pra limpar depois. Pode deixar, eu sinto o orgulho que for em casa mesmo.

E já que estamos falando em políticos, mais uma da série “Observatório Mal Humorado”: eles todos acham que somos idiotas. A campanha de um diz: Eles estão enganando vocês. Nada do que ele diz é verdade. Aí vem o outro e diz: Ele não sabe o que está dizendo. Mente deslavadamente. E quer enganar vocês. Ora, que eles queiram enganar tudo bem, é justo, são políticos, e a maioria é assim e a gente já sabe, mas daí a achar que somos meninos amarelos que não sabem distinguir quem fala a verdade de quem não fala, como se a gente se deixasse enganar a cada nova mentira, feito bobos, é demais. Obrigada candidatos, pela preocupação comigo. Mas não subestimem minha inteligência, s’il vous plâit. Eu já sou bem crescidinha e meu alarme tá ligado na direção de vocês.

Então que ninguém me pergunte cadê meu patriotismo de Copa. Ele volta em 2014.

7 responses to this post.

  1. Posted by Rejane on 7 de Setembro de 2010 at 11:27

    Apois…
    Esse tipo de coisa, o desfile, é uma herança da ditadura.
    Também já desfilei há 300 anos. Fazia parte da banda da escola e tocava caixa, até gostava.
    Os ensaios eram divertidos e o maestro sempre aparecia bêbado (creia).
    Hoje acho um porre.
    Deviam acabar com isso.
    Patriotismo? Hoje sinto vergonha do meu país, principalmente no quesito “políticos e política”.
    Vamos de mal a pior.
    Agora, se alguém (estrangeiro) falar mal lá fora caio matando em cima!
    O paradoxo: adooooro essa esculhambação daqui. Não quero morar fora nem morta!
    Lá em casa todos querem ir morar no Canadá, marido e três filhos, eu sou a única voz dissonante.
    Pode?
    Bj

    Responder

  2. Posted by nardele on 7 de Setembro de 2010 at 11:35

    Maestro bêbado? Jesus! rsrsrs Bom, pelo menos dava uma animada, sei lá!

    Também acho um porre e nem ligo a tv. Se eles colocarem imagem de arquivo vai ser igual, tirando os políticos, que mudam. Um pouquinho só.

    Eu ia querer morar no Canadá. Vira e mexe vou ver se tem lugar pra jornalista. hahaha

    Beijo!

    Responder

  3. Posted by Sol Brito on 7 de Setembro de 2010 at 16:50

    Concordo plenamente com você, apesar de gostar do desfile(não por patriotismo, mas por ter alguns amigos na Marinha.Gosto de vê-los desfilando, acho lindo!!!rsrsrs..)
    O meu patriotismo também só volta em 2014.

    Um abraço..

    Sol

    Responder

  4. Amiga, que texto excelente! Ela é minha amiga, genteee! Me mata de orgulho!
    Adorei o comentário da sua amiga sobre o patriotismo. Sabe por quê? Porque a perguntinha, de fato, te desafiou, e você acabou com um jejunzinho de dias sem postar. Ganhamos todos nós, seus seguidores! E viva os comentários impertinentes…
    Eu te sigooo… sempre.
    Aliás, onde vou te seguir hoje de tarde??? kkkkk Frans?

    Responder

  5. Posted by Eduardo on 8 de Setembro de 2010 at 11:22

    Tomara que os políticos, consigam arrancar o meu e o seu antes de 2014. Vou torcer por isso.

    Abs.

    Responder

  6. Posted by Joyce on 12 de Setembro de 2010 at 10:00

    Adorei o post, Dele! Me lembrei de Diogo Mainardi! A-DO-RO! Beijocas!

    Responder

  7. Posted by nardele on 12 de Setembro de 2010 at 10:25

    Sol, você tem um motivo pra gostar! Afinal amigos que trabalham nas Forças Armadas dão orgulho. Mas o desfile não. rs Beijo!

    Elen! Você é uma amiga coruja! hahaha Categoria nova! Essa amiga, acredito, não estava me desafiando, mas a perguntinha sim. Às vezes é bom ser desafiado, né?!

    Eduardo, eu meio que perdi essa esperança. Mas se você ainda não, então não se deixe contagiar. rs

    E olha quem apareceu aqui, que legaaaaaal! Joy!! Valeu amiga, mas não exagere! Senão vou bater na porta da Veja! hahahaha Beijocas!!!

    Responder

Deixe uma Resposta

